quarta-feira, 25 de junho de 2014

Relatos de Viagem impressionante na comunidade tradicional do Maguari, integrante da Floresta Nacional do Tapájos – FLONA em Belterra/PA: Uma cidade na floresta construída pelos Americanos, com passagem em Santarém/PA

Estado - PARÁ
FLONA
Santarém/PA
Belterra/PA
Comunidade do Maguari
Relatos de uma viagem
Relatos de Viagem impressionante na comunidade tradicional do Maguari, integrante da Floresta Nacional do Tapájos    FLONA em Belterra/PA: Uma cidade na floresta construída pelos Americanos, com passagem em Santarém/PA

2014
Carlos Rogério
crprime.grupoprime@gmail.com
23/06/2014
Relatos de Viagem impressionante na comunidade tradicional do Maguari, integrante da Floresta Nacional do Tapájos    FLONA em Belterra/PA: Uma cidade na floresta construída pelos Americanos, com passagem em Santarém/PA

Relatos de Viagem impressionante na comunidade tradicional do Maguari, integrante da Floresta Nacional do Tapájos    FLONA em Belterra/PA: Uma cidade na floresta construída pelos Americanos, com passagem em Santarém/PA
014
Carlos Rogério
crprime.grupoprime@gmail.com
23/06/2014
 
SUMÁRIO

O BRASIL
Um povo bonito, em um dos maiores países do mundo, com dimensão continental, a quinta maior economia do mundo, um dos destinos favoritos com inúmeras opções de lazer e turismo, venha conhecer nossa cultura que é o maior bem do nosso povo.
Imagina um país que “se plantando tudo dá”, de banana, que necessita de um clima tropical, a maça, que necessita de um clima frio, e tem também a jabuticaba. Um país que no mesmo ano apresenta temperaturas de +40ºC na cidade do Rio de Janeiro/RJ e -7ºC em São Joaquim/Santa Catarina.
Com sua costa leste, banhada pelo oceano atlântico, possui um povo cosmopolita, pacífico, hospedeiro e alegre.
O 34% do Produto Interno Bruto - PIB do Brasil é agricultura, sendo assim um grande celeiro da humanidade. Se destacando na produção de soja, carnes, feijão, milho.

A Maior floresta do Mundo: Floresta Amazônica

Um povo bonito com artesanato próprio, comidas típicas, visual deslumbrante e encantador, há muitas opções de lazer e turismo.
O local aonde você encontra o maior rio do mundo, premiado 2 vezes, por ser o maior em extensão e o maior também por apresentar um enorme volume de água, seu regime de água é misto composto por neve e água da chuva. Na floresta amazônica está a maior bacia hidrográfica do mundo.
Ecoturismo em plena Amazônia , paisagens arrebatadoras, praias inexploradas e rios que lavam a alma, esse é o destino dos corações que se aventuram pelas trilhas da Amazônia. Belém é para quem quer conhecer o Brasil selvagem, de cultura autóctone milenar, ritmo mais calmo e sabores inesquecíveis. Com todo o conforto para os mais exigentes.
Cidades verdes - As plantas e animais da Amazônia são donos de lendas. Protegem nossos lares e ensinam lições valiosas. A melhor maneira de retribuir é demonstrar que apreciamos essa generosidade, crescendo sempre em harmonia. Um excelente local para quem procura um turismo natural e ecológico.
Há varias comunidades formadas por povos tradicionais, se destacam os índios, quilombolas e outros.

O Estado do Pará – No Norte do Brasil

Um estado gigante com extensão de 1.247.689,515 km², sua extensão é maior que o países-Angola. Com uma população de aproximadamente 8 milhões de habitantes, com um IDH de 0,7, na língua indígena tupi e Pará significa mar.
A maioria de seu território possui área de preservação permanente – APP, possuindo uma economia própria com baseada no extrativismo mineral a partir de 1970 região sudeste do estado, como o ferro na Serra dos Carajás e do ouro em Serra Pelada. (ferro, bauxita, manganês, calcário, ouro, estanho), vegetal (madeira - vem de reflorestamento de áreas devastadas e a produção de carvão do coco da palmeira Babaçu que é utilizado para aquecer os fornos que produzem o ferro gusa), na agricultura que inciciou na dácada de 60, principalmente no sul do estado, (pimenta do reino, coco, banana e cultura da soja), pecuária (14 milhões de cabeças de bovinos), indústria (de alumínio na grande Belém/PA, madeireira e moveleira em Paragominas/PA e siderúrgia e metalúrgia em Marabá/PA) e no turismo.
A bacia hidrográfica do Pará abrange área de 1.253.164 km², sendo 1.049.903 km² pertencentes à bacia Amazônica e 169.003 km² pertencentes à bacia do Tocantins. É formada por mais de 20 mil quilômetros de rios como o Amazonas, que corta o estado no sentido oeste/leste
Esta rede hidrográfica Facilidade da navegação fluvial e disponibiliza um potencial hidroenergético avaliado em mais de 25.000 MW.

Há a Rodovia Transamazônica (BR-230). Há siderúrgicas ao longo da Estrada de Ferro Carajás, que vai da região sudeste do Pará até São Luís do Maranhão e há atividade portuária na região da Vila do Conde, alem de contar com acesso ao oceano Atlântico a nordeste, é ideal para o transporte fluvial
A Culinária paraense possui grande influência indígena. pratos típicos da região são: Açaí, tucupi, Tacacá, Pirarucu de sol, tapioquinha, Pupunha cuzida, Maniçoba. E há frutas nativas regionais paraenses, com um exótico sabor para sobremesas:Açaí, Bacuri, Cupuaçu, Graviola, Pupunha, Taperebá, Castanha-do-pará, Muruci, Piquiá, Tucumã, Bacaba, Camu-camu, Uxi, Ingá, Sapotilha, Abricó, Abiu, Ajirú, Anajá.


Há Lei Kandir, isenta de ICMS as empresas exportadoras, já que aproximadamente 87% das exportações do Pará são de minérios diversos, destinados sobretudo à China

FLONA

A Floresta Nacional dos Tapajós pertence ao Estado do Pará, faz parte da Floresta amazônica e recebe este nome por margear o grande Rio Tapajós e a BR - 163, a Floresta é composta por 3 municípios: de Santarém/PA, Belterra/PA, Aveiro/PA, moram nesta reserva mais de 50 mil famílias que estão em comunidades tradicionais, vivendo basicamente do extrativismo, turismo, e serviços comunitários. Também a extração de pedras preciosas.

Santarém/PA

Santarém é uma cidade que fica entre Manaus/AM e Belém/PA, é ligada pelo rio Amazonas, Santarém fica as margens do Encontro das águas (Rio Amazona e Rio Tapajos), possui acesso pela Rodovia BR- 163 (Santarém/PA- Cuiabá/MT). É 3ª cidade mais populosa do Pará, Pertece a meso região do Baixo Amazonas, com uma População de mais de 300 mil habitantes.
Sua área central fica junto a orla do Rio Tapájos e do Rio Amazonas, com uma área comercial forte, interada a prestação de serviços, e a agricultura.
Há Lei Kandir, isenta de ICMS as empresas exportadoras, e também possui um projeto para criar a Zona Franca de Santarém, nas margens do Rio Tapajós, um local propício para instalação de indústrias com escoamento rápido das produções quer via portuária ou via terrestre, aonde se isentará as indústrias de vários de impostos.
Quem mora em Santarém é conhecido como Mocorrongo, e seu gentílico Gentílico: paraense
Sabores mil. Do café da manhã ao jantar, Santarém tem delícias tão marcantes e variadas quanto a biodiversidade da Amazônia pode oferecer. Deleite-se com todos os ingredientes, preparos e modos de servir da culinária mais exótica do Brasil.
Mercados. Todos os encantos da Amazônia . Todo dia, o Complexo dos mercados expõe o frescor da Amazônia em suas barracas. De manhã cedo, os barcos vão chegando com o açaí, os peixes e tantos outros artigos dos lugarejos do Pará.

Belterra

É uma cidade construída em meio a floresta amazônica, em um local planalto, lá foi implantado um projeto feito pelo Engenheiro americano Henri Ford, proprietário da Companhia Ford Motor, que fabrica automóveis, o mesmo projeto foi implementado no distrito de Forlândia, lá possui relevo mais acidentado, mais também no Pará, a planta de instalação é composta por uma fábrica, 1 sede administrativa (atual Prefeitura), 1 hospital (atual posto de saúde) e 1 colégio. Foram construídas pela companhia casas padrão especial (todas com o mesmo projeto) para os médicos, professores encarregados e administradores e casas padrão mais simples (todas com o mesmo projeto) para os operários, todas são de madeiras, justa postas no sentido horizontal, e todas as casas são pintadas da cor branca com as esquadrias verdes.
O objetivo de Ford era ter borracha para fabricar os pneus dos veículos, para isso foi necessário plantar seringueiras, o plano finalizou antes do esperado, pois as espécies de seringas tiveram problema com patologias.
Hoje há a Fundação Henri Ford, que auxilia as comunidades.
Apesar de Belterra/PA ter sido emancipado recentemente de Santarém/PA, os moradores de Belterra precisam ir até Santarém para realizar compras, fazer transações financeiras, busca por saúde e educação técnica e superior.
O Maguari é uma comunidade pertencente ao município de Belterra.

A Comunidade do Maguari

A Comunidade do Maguari está no Km 60, da BR-163, porém não há acesso pela BR, para a comunidade.
Maguari é um nome dado por um empresário que comprou a área desmatou e plantou caju para fazer suco, engarrafar e vender, “o que faliu ele aqui foi 1º a falta de logística, 2º uma praga que atacou o cajueiro.”  Destaca seu Raimundo.
Está a 70 km de Santarém/PA

Caracterização Técnica da área

O acesso é feito via fluvial ou estrada de chão batido, as vezes a queda da vegetação que interdita temporariamente o acesso, o ônibus possui facão de corte para remoção de galhos e pequenos troncos.
Há varias nascentes na beira do rio que podem ser verificadas na baixa do rio, no solstício do verão.
Há bio-indicadores nas arvores indicando a qualidade do ar e ausência de queimadas.
A floresta amazônica predomina a vegetação alta, em baixo é limpo, fácil de andar, as arvores possuem diâmetro de ½ a 1,5 metros.
Nas estradas, em cima do solo se usa piçarra, para não dar muita lama na pista, a piçarra é um tipo de cascalho, rocha vermelha, parcialmente alterada, misturada com solo. É retira da própria jazida local, na comunidade.
A rocha predominante é um granito avermelhado, há presença de areia no rio de granulométrica média, com predominância de +-70% de areia fina.
O solo é na forma de Argilo-Siltosa, para pavimentação se deve escarificar 20cm, irrigar na descida com o caminha pipa, para não atolar o caminhão na lama, e da 10 passadas com o rolo compressor de 22 toneladas, pode lançar uma capa de 15cm  de massa asfáltica (Concreto Betuminoso usinado a quente – CBUQ)

Turismo

Pousada Familiar Casa Verde, Responsável Seu Joaquim e dona Maria, 93 – 9159-4567 com diárias a partir de 75,00
Pousada do Pedrinho 93 – 9124-5750, de dois andares, mais próxima da praia do rio Tapajós
Pousada Maguari - Filha do Seu Joaquim 93 – 9176- 4529, é feito o translado de barco de Alter do Chão e também da Orla de Santarém.

Atrativos Turísticos Comunitários:

Demonstrativos de Chá de canela, capim santo, cidreira
Seringal
Bananal
Pesca Artesanal
Extração da Borracha: Ao Vivo
Fábrica de Couro Ecológico
Casa de exposição e venda do Couro Ecológico
Cabanas do artesanato
Passeio de canoa
Artesanatos de Borracha com Fibra do Buriti
Fábrica de Farinha: Com a Farinha do Pará
Galpão de eventos
Conhecer a religiosidade de um povo tradicional na Igreja Católica – Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a qual possui missa nas manhas de todo 1º e 3º domingo do mês e na Igreja Evangélica da Paz.
Visitação ao Colégio da Comunidade
Passeio pelas margens límpidas do Rio tapajós
Praias do Rio Tapajós
Porto natural para embarcações pluviais
Conhecer os meios de comunicação, através do Jornal Maguari, e da rádio escolar a qual possui 2 cornetas na comunidade, mesa de som e 1 not book. A rádio faz os convites para as reuniões comunitárias, chama as pessoas, divulga as datas comemorativas.
Trilha ecológica selvagem, pela floresta Amazonica, com Guias, experientes e treinados a qual integram a Associação de Condutores Ambientais, pode ser observado a onça preta, tigre, onça pintada, onça vermelha, macaco Guaíba preto, pássaros silvestres variados em seu habitat natural, como o tucano, papagaio, arara, anta, olho d’água , cobra giboia,
Vovozona, árvore Gigante, são necessário 51 pessoas para abraça-la, é uma sapupema, se acredita que possui mais de 600 anos, suas raízes laterais deixam ela parecendo que seu tronco é muito grande, é conhecida também como Samumera ou Samauma, foi dada a sua fictícia data de aniversário dia 9 de setembro.
Como chegar: há um ônibus de Santarém – Maguari em Belterra que sai as 11:00 de Santarém com custo de R$ 10,00 a viagem dura 3,5 horas. E sai da comunidade as 6h da manha, no domingo não há linha de ônibus.
Há autorização de pouso de avião aquático ou hidroavião no rio tapajós.
Há Local aberto na praia de 70x70m para pouso de helicóptero.

Meio Transportes de Santarém para Maguari

Está a 70 km de Santarém/PA
Balsa = 6 horas a duração da viagem
De ônibus = 3,5 horas
De veículo = 1,5 hora

Custos:  valor referencia 2014

Taxa Comunitária = R$ 10,00 por pessoa
Viagens de barco  e Documentação = R$ 30,00 por pessoa
Trilha ecológica selvagem, pela floresta Amazônica, com Guias da Associação dos Condutores, passeio pela Floresta fechada duração 3 a 4 horas = R$ 50,00 por pessoa
Taxa do IBAMA – ICMbio – instituto Chico Mendes de Conservação da Bio Diversidade, posto São Domingos, cobrança via barco e via terrestre. Visita Diária de Turismo R$ 13,00, obs: Residentes no Brasil tem desconto de 50%, moradores do entorno, desconto de 90%, idosos e Crianças são isentos.

Auxílios governamental que a comunidade recebe:

Bolsa verde, por morar em uma área de preservação R$ 300,00                                             
Bolsa Família, para os que possuem criança = R$ 200,00


Relatos dos Donos das Pousadas:

Relatos do seu Joaquim Responsável pela Pousada Familiar Casa Verde, 93 – 9159-4567
A Pousada Familiar Casa Verde Fica a 1 km do Rio tapajós na Comunidade do Maguari, município de Belterra/PA, e está em ampliação, Contador de visitas em 4 anos 1.980 visitações de barco e via terrestre.
Nos aqui da comunidade do Maguari fizemos alguns intercâmbios em outras comunidades e traçamos experiência e aprendemos muito.
Tenho um Bananal com 3 mil pés de banana e um roçada, que é um local a onde planto várias culturas, cada um cultivo é um trabalho a mais
O local que plantei o bananal no meio de dois morros toda água fica lá, pois sabia que a falta de água queima as pontas das folhas, pela falta de nutrientes.
O bananal é uma boa cultura, fácil de dar manutenção, pois não precisa limpar, a sombra não deixa criar mato, plantei mudas a aproximadamente 20 anos atrás, cada touceira tem de 3 a 5 bananeira, quando cresce as bananas, e ficam no tamanho de venda, se corta o coração, preciso de 3 pessoas trabalhando cada diária varia de R$30 a R$40 , todo mês tem banana, toda segunda e terça tiramos banana para vender no comercio e para prefeitura. Cada cacho possui em média 300 bananas, a produção é boa.
Variedades de bananas que plantamos a banana prata, roxa, casada-generada, e a banana grande.
A Banana preta resiste mais, aos diversos problemas que temos, a banana maça- branca da muito trabalho, pois a raiz cresce para cima e então se solta do chão.
Quando se colhe a banana, se corta o pé, pica e deixa na touceira, pois cada pé possui 8 litros de água. Já irriga, faz sombra e aduba.
O prato preferido dos turistas e a especialidade da casa é o bolinho do pirarucu.
Nasci aqui mesmo, trabalhei na BR- 163 (Santarém/PA- Cuiabá/MT), quando estava em construção eu abria as valas na beira da pista que passa a água da chuva, com enxada e pá.
Há 14 anos atrás, a ONG Saúde e alegria, começou a desenvolver projetos na região e se percebeu que os jovens estavam indo em borá da comunidade, e resolveu incentivar nos, vendo o potencial que temos aqui neste paraíso.
Tinha muitas reuniões, palestrar e cursos, eu gostava de participar.
1º fiz um curso de condutor ambiental, alguns segredos que já tinha e me esforço para demonstrar:
Ter coração bom
Levar lá no local as pessoas
Saber receber
Informar
Feliz
Alegre
um sorriso vale mais que mil palavras
Meu Filho fez curso de Segurança armada em Palhoça/SC, lá ele comeu carne de cavalo, hoje ele é segurança de uma empresa terceirizada que presta serviço para o IBAMA – ICMbio – instituto Chico Mendes de Conservação da Bio Diversidade.
Seu Joaquim Brinca que a comunidade é como uma floresta, tem o papagaio, o pavão, o periquito, o burro, a anta, o macaco, o cavalo, vamos parar aqui não precisa dar nome aos bois.
Isto quer dizer que a comunidade é uma grande família é para nos aqui as coisas do dia-dia, para os outros é importante mais para nos não tem valor.

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA MAGUARI DO RIO TAPAJOS.

Temos reunião comunitária de 2 em 2 meses após a missa.
Presidente da associação: Raimundo Costa Pedroso, de 74 anos
Quem ajudou muito nos foi a ONG Saúde e Alegria, que há 14 anos, vem trazendo para comunidade o sistema de abastecimento de água, tele centro com computadores no inicio era com placa solar, hoje temos energia, o Colégio, As Rádios Comunitárias, a Organização da comunidade em associação, Cooperativa, Federação, e Industrias, o barco Programa de Estratégia de Saúde da Família, com o programa saúde na Floresta, que vai nos municípios de Santarém, Belterra, Aveiro, depois passou a linha de energia.
Cada instituição possui um patrimônio, um contador, uma sede,
Tudo que é doado tem que ter uma finalidade muito seria.
Há a Resex
FLONA - Floresta Nacional dos Tapajós

ASSOCIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DO MAGUARI

Cada morador contribui com R$ 10,00 mensais para pagar o operador do sistema que liga e desliga a bomba e pagamento da energia elétrica que movimenta a bomba que retira a água do poço abastece o reservatório e por gravidade alimenta a casa dos moradores e os animais que são criados.

FEDERAÇÃO DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DA FLONA

Reúne todas as associações de moradores.
Conseguiu vários implementar vários projetos:
- Construção das casas do INCRA, casas de alvenaria com banheiro dentro e fossa do lado de fora, 2 quarto e 1 sala cozinha, a construção foi importante pois a Empreiteira contratou nosso povo para construir, e eles aprenderam a profissão de pedreiro, servente.
- a Rede de energia

ASSOCIAÇÃO INTERMUNICIPAL DO ALTO E BAIXO TAPAJÓS, FLONA

Objetivo: Como identificar os caminhos para fazer, cadastrar e acompanhar os projetos

CONFLONAD = COOPERATIVA DE MOVIMENTO E MANEJO DE MADEIRAS

O Presidente é seu Raimundo 93 9113-2670
A cooperativa faz a colheita de madeira, transporte e beneficiamento e comercialização das árvores que estão próximas da BR- 163 (Santarém/PA- Cuiabá/MT), a autorização de corte dada pelo IBAMA é válida por um extensão de 83Km, marginando a BR, há 30 anos de concessão para manejar no máximo 25% das árvores da floresta, a regra é cada 4 árvores, deixamos 3 e uma é retirada, procurando deixar a maior variedade possível.
A Destinação da madeira é o mercado nacional, mais há projeto para exportação para Europa, Ásia e America do Norte, estamos retirando os selos e certificados que faltam.
Há uma marcenaria e uma macetaria que beneficia a madeira, temos um escritório e uma ECOloja em Santarém que comercializa as madeiras, próximo da rodoviária, também lá há um grupo que planeja abrir lá na ECOLOJA a comercializa passeios para a FLONA. As madeiras mais colhidas são Cariuba, que é uma madeira trabalhada natural é muito utilizada para fazer postes, coluna estruturas é toda retorcida, parece que vários cipó cresceu ao redor do tronco, a quariçara possui seu miolo muito duro e não estraga tão fácil é praticamente imune ao cupim.
ECOloja Tapajós www.verdeflona.com Produtos artesanais da Floresta do Tapajós, Fone 93 – 3523-9475, Av. Magalhães Barata,  2283 – bairro Esperança, CEP 58030-700. Santarém/PA
Há uma pedreira aonde é extraído pedra para arrumar as estradas, construir as casas, etc.
Há 3 aviários
É muito bom ter a universidade próxima da comunidade, pois ela transfere conhecimento, precisamos saber mais sobre; remédios, medicina da floresta,
Temos frutas como: Açai, goiba, Castanha do Pará,
O dono do nosso terreno é o Governo Federal, mais foi demarcado as terras e dado concessões para os moradores. Foi assinado pela Federação das Comunidades Tradicionais e a Associação intermunicipal do alto e Baixo Tapajos, FLONA o espaço é de 10 mil metros de fundos, por 4 mil metros e Frente, são 50 mil famílias.
Nos temos o espírito de sindicalistas e pensamos no bem comum, mais o povo quer pedir, mais precisamos mostrar que as coisas precisam ser construídas.
Todo Trabalho humano, a mão de obra, gera riqueza.
Há um local alto a 2km do rio ande se jogava o lixo, atualmente os plásticos são queimados.
Eu sou aposentado com 74 anos mais ainda trabalho, pois me faz feliz plantar, colher, viver é ter melhor qualidade de vida
Toda quinta feira há serviço e trabalho comunitário voluntário e gratuito se encontramos às 8h, nos moradores saímos para fazer limpeza das trilhas, manutenção das estradas, reparos do colégio.
No barracão comunitário há os encontros e atividades dos grupos de idosos e dos grupos de jovens.
Temos a farinha do pirarucu, e comemos o tucunaré aquele peixe que tem o desenho de um olho na cauda
Sua participação é importante, estou hoje recebendo de graça informações importantes, vamos trabalhar junto.
O diálogo bem intencionado é fundamental, para colocar em prática as coisas boas, se visitando vai se formando os laços

Necessidades

Precisamos de um folder com os pontos turísticos e telefones de contato para divulgar
Precisamos focar os trabalhos com jovens e idosos
Precisamos de um curso ambiental sobre o lixo
Falta Comunicação visual para as 3 pousadas
Precisamos de um cartão de visita com nome, endereço, telefone, serviço de redários (espaço coberto para colocar a rede e dormir, há banheiros coletivos também)

Saneamento Básico e Saúde Pública

Raimundo Albino Rodrigues de Vasconcelos 40 anos, 93- 9209-4136, líder comunitário especialista em saúde pública, responsável pelo sistema local de abastecimento de água.
A comunidade é como uma família tem que saber administrar aqui e lá fora. Quem mais colabora é o que menos exige.
Convivência com as pessoas é ir morar junto, ficar no mínimo 2 semanas, tem que saber viver com a ignorância das pessoas, é bom quando falamos com outra pessoa e essa nos entende.
Quando viajo não deixo de levar: colher de pedreiro, martelo, serrote, e a roçadeira, aonde eu chegar tem sempre serviço pra mim nunca passarei fome, e dificuldade.

Régras Básicas, antes de fazer algo:

Ø  Verificar o material
Ø  Preparar o local
Ø  Ver as condições
Ø  Como Pedir socorro, se precisar
Uma família unida rende tudo, uma pessoa só entra na vida da outra quando há um motivo, se uma pessoa olhar para a outra e a outra rir, será um motivo, será que você vai gostar da pessoa ver os pais, tios, avos.

PARCEIROS:

Fez cursos sobre o aleitamento materno, a farinha multi-mistura,  que é feita com a folha de macacheira (mandioca) = Ferro, osso = Cálcio, Modo de preparo, 1) Seca tudo a sombra, 2) Torra, 3) Pilão = tudo virá (farinha) pó.
Pode ser colocado também semente de girimu (abobora) , semente de melancia, que auxilia o sistema ocular, a memória e o rim, que funciona com um filtro invertido que deixa os resíduos passar. Previne e trata a dor ao urinar, e a bexiga solta. A semente do mamão também combate os vermes.
Indicação: ½ colher por dia na comida da criança
Vacinação para erradicação de doenças em cães e gatos e também castração
Desnutrição = Baixo peso, as chances são de 50% qundo a mãe é fumante
Cursos Sobre: Febre, pré-natal, data provável do parto.

SESP

Curso sobre construção das casas de palha, com palmeira, utiliza só o ramo principal que está no centro fechado, 1 feixe com 30 guia custa R$ 6,00 (para retirada da floresta), uma casa de 7x13 utiliza 20 feixe. Ultimamente está se construindo casas de alvenaria pelo risco menor de incêndios, também o cimento e as telhas vem dentro do ônibus, areia, seixo, barro e pedras são pegos da própria comunidade, algumas paredes se faz com galhos de árvore e depois se reveste com argamassa.
Outros apoiadores: FUNASA, Pronto Socorro, SAMU,

ONG Saúde e alegria:

Incentivou e desenvolve trabalhos com agricultura
Jornal
Curso de Agente Comunitário de Saúde
Vacina
Eugênio Soldado da Saúde
Caetano
Hipoclorito de sódio era adicionado na água para combate a diarréia
Projeto Água do posso, bomba, com 5 mil metros de rede, temos água encanada, nas casas.

Raimundo descreve como é preparado o couro ecológico feito da seringa

Veja como é feito extração do látex, que é um liquido viscoso branco, leitoso, que vem da árvore chamada de seringueira.
Descrição feita por Raimundo Albino Rodrigues de Vasconcelos 40 anos, 93- 9209-4136. Há um instrumento próprio para executar a atividade que é uma faca, parecido com o retirador de pregos que há em um martelo. 1ª se raspa a árvore, 2º Abre o sulco com cuidado para não chegar até a seiva, pode fazer até 60 sulcos dos dois lados do tronco, espaçando ½ cm cada tira, (sulco) 3) em 2 horas se tem 1 copo de 200g = 1kg, 4) Coloca para coalhar ao sol com ½  de tucupi, resina da macaxeira (mandioca) e corante xadrez liquido, pode se utilizar o urucum como corante, e para não coalhar pode colocar amônia, 5) Coloca em um caldeirão com fogo por 40 minutos, ferve e adiciona silicone para tirar o cheiro, 6) em um rolo de zinco passa 4 camadas envolvido o leite em um pano, para formar um coro, no interior fica oco. 7) Na Casa de zinco, há muito calor natural, estende por 20 minutos para secar, 8) há o processo de corte 9) na macharia se faz o bordado.
O látex na índia é utilizado para fazer preservativo, nos fizemos um protótipo aqui, mais envolve uma tecnologia maior, eles já detém todo o mercado. O látex é o único produto que não írrita a pela já que no ato sexual a muita fricção.
A Comunidade do Jamacurá possui uma calandra, o resultado é que fica um material mais fino, mais elaborado, dispensa o uso de pano, pode ser feito o couro transparente.
Chama-se couro, pois a borracha parece um couro.
E se chama ecológico, pois não gera mais o resíduo que antes gerava e poluía o solo.
A borracha está ligada a economia do Pará que cresceu rapidamente no século XIX e início do século XX com a exploração da borracha, pela extração do látex, estes dois ciclos (principalmente o primeiro) deram a Belém um momento áureo no que diz respeito à urbanização e embelezamento destas cidades. Um exemplo é a construção em Belém do Teatro da Paz.
Há uma forma de fazer iscas para mosquitos em uma bacia com água, se coloca cinza, tabaco, e sabão liquido ou dissolvido. Em baixo de uma lâmpada incandescente.

Comercialização de óleos:

Óleo de amdiroba é utilizado para resfriado, como o VIC VAPURUP com mel, ela relaxa a musculatura é também um excelente repelente a mosquitos e moscas e outros insetos
Óleo de Piquia é utilizado para aumentar a circulação dos vasos sanguíneos do corpo, tempero e como óleo para fritura, ela relaxa a musculatura e é utilizado para fazer massagem e puxação. 
Seu Pedrinho 93 – 9124-5750, dono da Pousada do Pedrinho fez a demonstração da extração do látex, que é um liquido viscoso branco, leitoso, que vem da árvore chamada de seringueira.

Relatos do Sr. Napoleão

Comecei com ele Brincando “Napoleão Bonaparte era o grande amigo do rei, o homem de confiança, foi o que criou os mapas para saber como atacar melhor os países nas guerras, foi o conquistador armado de novas terras, criou o sistema de codificações de leis, pois havia várias leis espalhadas, como exemplo o Código Comercial de Napoleão, o Código Penal de Napoleão”
Bem a família Aguiar fundou Santarém/PA, depois veios os japoneses.
Sou Cearense eu sai de casa jovem fui trabalhar no seringal, extrai muito látex, depois fui para o garimpo, ganhei muito dinheiro, tinha carros, casas, sítios, barcos e até aviões, ganhei, comecei perder e perdi quase tudo, foi.
Só sobrou um terreno, em Santarém comecei a fazer uns quartos simples para alugar e transformei em um hotel popular, fui reinvestindo o dinheiro e foi crescendo tenho 40 quartos. Hoje administro. Meu plano e alugar o hotel e viver de renda. Já estou muito velho, minha mulher morreu, lamento muito igual ela não haverá outra, ela ajudava muito não deixava faltar nada, estava tudo sempre pronto, comida, roupa, já tentei outras mulheres mais não da mais certo.
A onça vê a gente e anda atrás mais você não vê ela.
Para quem sabe lidar com o dinheiro, ele rende, quando você ganha.
Hoje todos só querem tirar o dinheiro e esquecem de repor.
Um dia veio uma empresa alugando terreno para nos aqui de Santarém e eles plantavam arvores e depois de um tempo eles compravam as madeiras nossas, veio 1 falou, depois de um tempo, veio outro e falou a mesma coisa, tinha aval de grandes empresários da região, todos iam comprar era um negócio da China muito bom mesmo, não tinha como dar prejuízo  ou dar errado.
O sujeito fez o negócio, não precisava de dinheiro na hora, pagava tudo depois, a suaves prestações, era um dinheiro que não ia fazer falta, eles falavam, depois passou um tempo e todo aquele povo sumiu, ninguém mais teve notícia, estou com todos os documentos, contratos lá assinado carimbado e já dou tudo por perdido.
Por que o Sr. Não entra na justiça? Por causa de R$ 1,00 não se intera R$10,00 a coisas que parece simples mais no fim vai gastar muito, vai dar é prejuízo.
Prefiro ser enganado do que enganar.
Lição financeira: Nunca se adianta salário ou pagamento para funcionário, o sujeito fica triste, acabou o dinheiro, não faz o trabalho com vontade até receber de novo, o certo é fazer esperar.
Quem quer ganhar dinheiro não descobre logo, vai abrindo o jogo de vagar.
Lição matrimonial: Uma vês, um rapaz que não queria muito compromisso casou com uma mulher muito rica, pois não queria se preocupar muito, ele errou, se não queria se preocupar deveria casar com quem não tivesse nada para se preocupar e não com alguém rico, quem tem algo, tem  bastante trabalho, pois cada coisa que a pessoa adquire é um trabalho.
Sugestão levadas ao ouvidor municipal de Santarém/PA, Sr. Pedro em 8-1-2014 na rua rui Barbosa, nº 456.
Muito Lixo na cidade, Solução colocar uma lixeira em cada poste.
Muita água acumulada, os comércios e residência jogam para rua, solução criar uma lei proibindo, intensificar fiscalização, realizar uma micro-drenagem com mais bocas de lobo.
Desinformação quanto ao turismo, solução criar um folder com mapa do centro-orla, praias, praças, roteiros culturais, horários dos ônibus, telefone úteis, divulgar no Aeroporto, rodoviária, docas, nas escadarias dos barcos, hotéis. Criar mais centros de atendimentos ao turista no Aeroporto, rodoviária, docas, nas escadarias dos barcos, na praça central.



APOIADORES

O Vereador João Pedro da Pedreira da bastante força para nossas comunidades.
Hotel beira rio 93 -3522-2519, na orla do Rio Tapajós, R. Adriano Pimentel, 90ª CEP 68005-550 diárias R$ 70

M&M Contabilidade 93 – 3522- 3733, 9199-5922 e 9124-2052

Abertura e encerramento de empresas IRPJ e IRPF
Departamento Pessoal, escrita fiscal e Contábil
mmcontabilidade@bol.com.br
R. 24 de outubro, 1047 - Apº 202 – Aldeia- Santarém/PA
www.Eucatur.com.br   falecom@eucatur.com.br 0800-69-0800, vendas de passagens e encomendas encomendas@eucatur.com.br  caixa 35x25x8cm, caixa 34x28x14cm e envelope 40x32cm.

Visão Contábil

Abertura e encerramento de empresas, escrita fiscal, contábil, assessoria,  tributaria, empresarial e recursos humanos
93-3523-5286 Visaocontabil.stm@gmail.com
TV. Silva Jardim, 1107 Bairro A Aparecida- Santarém/PA
Viação ouro e Prata – levando Você a sério Fone 93-3523-4730 www.ouroeprata.com.br passagens e encomendas nos estados do Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Av. Cuibá, S/nº, Terminal Rodoviário, bairro Caranazal, – Santarém/PA CEP 68040-400
Faculdades Integradas do Tapajós – FIT  R. Rosa Vermelha, 335 fone 93 3523-5088, www.fit.br   Email: fit@fit.br Santarém/PA

Visite o ZOO da FIT, o Zoológico de Santarém/PA

Mineração Rio do Norte: Extraindo bauxita

Hotel Universal 93 3523-2179
Hotel Sandis 93 3523-8179
Hotel tapajós 93 3522-5721 diárias a partir de R$85,00
Hotel Gran Rio 93 3522-2519 diárias a partir de R$135,00
Hotel Brasileira 93 3522-4819 diárias a partir de R$90
Visite o Centro Cultural João Fona – Museu de Santarém/PA
www.Voegol.com.br  0800-704-0465, “Debaixo de suas asas sei que estou seguro, Voa, voa nas asas do vento, pois a vitória é sua.”
COOTAIT – Cooperativa de transporte rodoviário de passageiros
Em Altamira 93- 9188-4402, Medicilândia 93- 9189-5736, Uruará 93- 9188-3369, Brasil novo 93- 9127-9877, Anapu 91- 3694-1117, Pajacá 91- 3798-1196, Marabá 94- 3323-1488, Em Santarém 93- 9151-0071

CASA DAS REDES

Av. Magalhaes Barata, nº 835 – Aparecida, Santarém/PA CEP 68030-700, fone 93- 3523-2064  / 9129-4099
Hotel Porto Bello orla, 93-3523-5126 e 9122-6608
Com Estacionamento, ar, BWC, Frigobar e café da manha
R. Senador Lameira Bittencourt, 334, Altos, próximo a Yamada e Caixa Econômica. Diárias a partir de R$ 80,00

Hotel e restaurante mistura brasileira

Av. Tapajos, nº 23 Centro- Santarém/PA
93-3522-4819 , 3523-1124, 9214-4952
mistura_brasileira@hotmail.com

CREA/PA  Conselho Regional de Engenharia

93-3523-2859
Trav. Moraes Sarnento, 659
Santa Clara – CEP 68005-360
Santarém/PA
Encontro das águas Center restaurante, no aeroporto de Santarém
Praça Eduardo Gomes S/Nº CEP 68035-000
93-3523-1270 e 9185-6286
Gráfica Real 93-3523-8500
COOAPFOPA – Cooperativa dos Agentes de Passagens e Cargas Fluviais do Oeste do Pará
93 9150 – 1915 Av. Cuiabá, S/Nº - Docas do Pará – Santarém/PA www.vendasdepassagensfluviais.amawels.com
Vendas de passagens para; Belém, Manaus, Altamira, Itaituba, Macapá, Monte Dourado
Agenda de passagens gratuitas inter estaduais para deficientes físicos e idosos – trazer original cópia do Rg e do Passe livre.
Só Cartões de visitas 93 – 3064-0656 e 9175-3510
Airuma Artesanatos 93 – 3522-7064
Av. tapajós, 1287 –Aldeia
Próximo a Praça Tiradentes
airuma.artesanatos@yahoo.com.br

Quanto Custa nossa Vaidade?

O Comercio e a utilização ilegais de artesanatos com penas e outros subprodutos de animais silvestres é crime, Lei 9.605/98, pois alimentam o tráfico de animais e contribui com o tráfico de várias espécies.
Faça sua parte para salvar a fauna silvestre brasileira, não compre produtos feitos de partes de animais silvestres.

Uma campanha do IBAMA – Ministério do Meio Ambiente.

Governo do Estado do Pará

Secretária Executiva de Cultura
Programa estadual de incentivo a cultura
“projeto apoiado pela lei Semear”
www.Natura.com.br – Bem estar bem, procure um consultora mais próxima 0800-11-5566 “As Escolhas que eu faço, refletem no outro e transformam o mundo” “Nossa maneira de ser sustentável é agir pensando no todo e no futuro” Recicle o papel, e compre papel 100% pós-consumo,
Estamos sempre buscando as melhores formas de preservar os recursos naturais do planeta.  Está página da internet que você lê é uma delas, estamos economizando papel.
Centro de Atendimento a População em situação de Rua-CentroPOP
Trav. Moraes Sarnento, entre a R. Marechal Rondon e A Rua Presidente Vargas

Fornecimento gratuito de Alimentação e Donativos na Igreja Evangélica Casa de Oração

Na Praça Rodrigues ou do Relógio, em frente aos camelos, próximo da igreja católica central de Santarém.
ECOloja Tapajós www.verdeflona.com Produtos artesanais da Floresta do Tapajós, jarros, Bolsas de coro ecológico, colares, móveis, Fone 93 – 3523-9475, Av. Magalhães Barata,  2283 – bairro Esperança, CEP 58030-700. Santarém/PA
Hotel São Luis Travessa Senador Lemos, nº 118
Próximo da orla – Centro, Com café da manhã, e banheiro Coletivo Fone 93 – 3522-3222 Diária a partir de R$ 35,00

Hotel São Domingos

Com café da manhã, e banheiro dentro do quarto
Fone 93 – 3522-3940 Diária a partir de R$ 20,00
Av. Magalhães barata, nº 1066, Na rodagem, Santarém – Pará

AGRADECIMENTOS

Agradeço aos funcionários do portal turístico de Santarém que me falam que existia o Maguari, também ao IBAMA que me atendeu super bem e me autorizou a entrar, também ao pessoal da Ecologia Tapajós, que me disse como Chegar, inclusive sobre a possibilidade de ir de ônibus, na viagem conheci a professora Elem, que leciona no colégio do Maguari, agradeço dona Stela que me recebeu na sua casa e nos contou sobre a pesca, seu pomar etc.

Agradecimentos por fornecer dados

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)
Conheça Nosso Pará. Governo Popular do Pará.
Embrapa Amazônia Oriental - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Universidade Federal do Pará (UFPA).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Tribunal de Justiça do Estado do Pará

O AUTOR

Possui formação em curso livre de Teologia, estudou Ciências Exatas e Ciências Sociais Aplicada as Questões Jurídicas, com defesa pública de dissertação na área Agrária é Técnico em Resíduos, com especialização em Engenharia de Saúde Pública e Segurança do Trabalho, iniciou mestrado na Universidade Federal em Estruturas e também em Mobilidade e Acessibilidade.
É Conferencista, Escritor, Consultor e Pesquisador nas áreas de educação, saúde, assistência social, comunicação, turismo, cultura, energia, infra-estrutura, administração e contabilidade com ênfase em associações, federações, fundações, sindicatos, institutos, cooperativas populares e grupos de economia solidária, também é Servidor Público concursado.

Um comentário:

  1. Estou aqui para compartilhar meu testemunho do que uma boa empresa de empréstimo de confiança fez por mim, sou da Rússia e sou uma adorável mãe de 3 filhos. Perdi meus fundos ao tentar conseguir um empréstimo para expandir minha empresa sempre verde do grupo, foi tão difícil para mim e para meus filhos, que fui online para buscar uma assistência de empréstimo e toda a esperança se perdeu até um dia fatídico quando conheci este meu amigo que recentemente garantiu um empréstimo de um homem muito honesto, o Sr. Benjamin. Ela me apresentou a este honesto oficial de empréstimo, o Sr. Benjamin, que me ajudou a conseguir um empréstimo dentro de 5 dias úteis, serei eternamente grato ao Sr. Benjamin, por me ajudar a recuperar meus pés novamente. Você pode entrar em contato com o Sr. Benjamin por e-mail: 247officedept@gmail.com eles não sabem que estou fazendo isso por eles, mas tenho que fazê-lo porque muitas pessoas que precisam de assistência de empréstimo estão por aí, por favor, venha até este homem honesto e você também pode estar seguro. O que é que oApp:(+1 989-394-3740)

    ResponderExcluir